top of page

Entendendo seus sistemas de energia para maximizar a perda de gordura


​​

Como o trabalho de hipertrofia pode proporcionar um efeito secundário de perda de gordura graças à ação dos sistemas de energia do corpo.

É senso comum que na busca pela perda de gordura o exercício aeróbico é mais importante que os treinamentos para ganho de massa muscular. Embora isso esteja de certa forma correto, é uma visão limitada. O ganho de massa magra é extremamente importante para a perda de gordura.

Existem muitas correntes, visões, dietas e programas de exercício diferentes que você pode seguir, mas para conseguir fazer um trabalho efetivo é necessário entender a base de tudo: os sistemas de energia do corpo.

Existem três sistemas principais: o sistema anaeróbico (ATP), sistema glicolítico e sistema aeróbico. O correto trabalho desses sistemas combinados vai te trazer resultados muito mais concretos e duradouros se você os entender.

Sistema anaeróbico (ATP-CP)

Este é um sistema de energia de complexidade considerável, e de curtíssima duração. Ele aciona de forma rápida e imediata as fibras musculares de rápida contração para uma resposta rápida dos músculos, sem requisitar oxigênio. Em lugar deste são utilizados o trifosfato de adenosina (ATP) armazenado no músculo e na sequência a creatina fostato (CP). Esta fase dura aproximadamente os 9 primeiros segundos de esforço.

Sistema glicolítico

Uma vez que os primeiros segundos se passaram e já não podemos contar com os estoques de ATP, o corpo passa ao segundo sistema de energia, o glicolítico. Isso significa basicamente que nossas reservas de glicose serão requisitadas de forma anaeróbica para a produção de energia. A quebra desta glicose tem como consequência a produção de lactatos e íons de hidrogênio, responsáveis pela sensação de fadiga muscular e sensação de queimação no músculo após esforço intenso. Esta fase leva em torno de 5 minutos para ocorrer em média.

Sistema aeróbico

Diferente dos anteriores, o sistema de energia aeróbico depende do oxigênio consumido no exercício. Ele é responsável pela maior parte de nossa resistência e do transporte do oxigênio e nutrientes até os músculos através do sangue. O sistema aeróbico promove a síntese de ATP usando carboidratos, proteínas, gorduras.

Contribuição para a queima de gordura

Os primeiros cinco minutos de atividade física são uma janela inicial antes do sistema aeróbico ser disparado. Uma série de exercícios com pesos em geral leva menos tempo do que isso, e portanto pode ser feita apenas usando seus sistemas anaeróbicos. Isso vai afetar suas fibras musculares, o que demanda energia e queima de gordura para reconstituição posterior mesmo quando você estiver em repouso.

Levando-se em consideração a quantidade de calorias que são queimadas para manter a homeostase, e que esse número é em grande parte definido pela quantidade de massa muscular que você tem (já que os músculos precisam de energia para crescer, se reconstituir e se manter), é fácil chegar à conclusão de que a quantidade de massa magra impacta enormemente na quantidade de calorias que você queima naturalmente no dia a dia. E quanto mais você danifica as fibras musculares num treino de hipertrofia, de mais energia (queima de calorias) elas vão precisar. Isso significa uma queima de gordura fixa, contínua e estável que vai manter seu corpo num ritmo saudável de emagrecimento.

Artigos em destaque
Artigos recentes
Arquivo
Busque por assunto
Nenhum tag.
bottom of page